Equipamentos de Ar Condicionado

Porquê fazer a manutenção do seu ar condicionado?

A importância da higienização e manutenção preventiva de um sistema de ar condicionado resume-se a três pontos:

  1. Prevenir problemas de saúde pública, devido à acumulação de bactérias e substâncias nocivas nos filtros;
  2. Diminuir os gastos e despesas com tarefas de manutenção corretiva e/ou indemnizações por problemas de saúde pública.
  3. Mais conforto e comodidade para os seus utilizadores, já que o aparelho vai estar a funcionar em condições ótimas;

Um dos pontos mais importantes da manutenção do seu ar condicionado é precisamente a higienização. Não é difícil perceber porquê: como normalmente usamos o ar condicionado em espaços fechados, o ar nunca se renova. Isto torna os filtros do ar condicionado no depósito ideal para todo o tipo de bactérias. Por outro lado, a falta de cuidado com o sistema de drenagem/arrefecimento cria águas paradas onde também se podem devolver colónias de bactérias.

Contaminação do Ar

Todas as doenças que se contagiam por via aérea são difíceis de conter. Ainda assim, as unidades de ar condicionado podem contribuir para armazenar e espalhar bactérias, fungos, vírus e pólens, nocivos para quem sofre de asma, alergias e bronquite crónica.

Prevenir a Legionella

A Legionella é uma bactéria que se acumula em tanques e depósitos de água quente, como banheiras, piscinas ou os sistemas de arrefecimento, como ar condicionados.

Diminuir os seus gastos e despesas

A manutenção adequada do ar condicionado também aumenta a sua vida útil e garante que o aparelho funciona a máxima capacidade. Não limpar os filtros, por exemplo, pode fazer com que o equipamento sobreaqueça ou que não arrefeça a temperatura interior tanto quanto possível. Por isso, a manutenção apropriada é essencial para oferecer mais comodidade aos seus utilizadores.

O que diz a lei sobre a manutenção de equipamentos de ar-condicionado?

Uma vez que a higienização (ou a falta dela) tem implicações reais a nível de saúde pública, muitos países adotaram legislação e regulação específica. Em Portugal, o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios (RSECE) foca-se sobretudo na qualidade do ar e na eficiência e no racionamento energético, embora também realce a importância da monitorização e manutenção apropriadas. No ponto 3 do artigo 19º menciona-se o plano de manutenção preventiva, onde se incluem operações de manutenção e higienização.

Tarefas a realizar:

– Unidade Interior – Limpeza e higienização dos filtros de ar, Verificação do painel da unidade interior, Verificação do interior da unidade, Verificação de fugas de gás, Verificação da fixação da unidade, Limpeza e higienização do tabuleiro e do tubo, Verificação do bom escoamento dos condensados, Limpeza e verificação da bomba de condensados (se existir), Verificação dos apertos das ligações, Verificação do bom funcionamento e Verificação do estado das baterias.

– Unidade Exterior – Verificação do permutador de calor, Verificação de pontos de corrosão, Verificação de fugas de gás, Verificação da fixação da unidade, Limpeza e higienização do tabuleiro e do tubo, Verificação do bom escoamento dos condensados, Limpeza e verificação da bomba de condensados (se existir), Verificação dos apertos das ligações, Verificação de consumos e ruído e Verificação do bom funcionamento e ruído.

Após a realização das tarefas mencionadas, será entregue um relatório de manutenção com indicação de eventuais anomalias detetadas e as necessárias ações corretivas propostas pelo técnico responsável.

Sistema de Detecção de Incêndios

Edit